Corpo de Bombeiros registra aumento de incêndios florestais no RN

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou um aumento de aproximadamente 6,3% de atendimentos de ocorrências de incêndios florestais em todo o estado. O levantamento leva em conta o mês de outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. 

Em outubro do ano passado, a corporação recebeu 349 chamados de focos de incêndio em matas contra 371 casos em 2022, contabilizando uma média de 12 atendimentos diários envolvendo incêndios florestais. "Os incêndios florestais são sazonais. Mas podemos reverter esse quadro com o apelo de conscientização das pessoas. Algumas dessas ocorrências, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos baldios, queima de lixo ou na preparação do solo para plantações", disse o tenente-coronel Élton Queiroz, Chefe do Estado-Maior Operacional do CBMRN. 

Por outro lado, de acordo com o oficial do CBMRN, o reaparelhamento da instituição é outro fator importante que aumenta consideravelmente o número de atendimentos registrados por conta de incêndios florestais. "Além do nosso efetivo que vem aumentando, com os recursos próprios, do Governo do Estado e também de convênios com a união, recebemos nos últimos anos viaturas operacionais e equipamentos que melhoram a nossa prestação de serviço, com um tempo de resposta melhor e um combate mais eficaz em qualquer tipo de ocorrência", finalizou. 

Recomendação 

Em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, que tem como finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação) e observar qual o melhor tempo e horário. Outra recomendação do CBMRN é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos e se alguém perceber algum foco de incêndio deve entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *