A primeira etapa das mudanças ocorreu no dia 17 de maio, com a interdição total do trecho da avenida Rio Branco, no sentido Belo Horizonte/Santo Antônio, na lateral da Estação das Artes. O bloqueio se estende do trecho entre a rua Augusto Severo e a rua Dr. João Marcelino, por tempo indeterminado, conforme a necessidade do evento. O outro lado da via permanece livre inicialmente, mas a partir do dia 4 de junho, a interdição será ampliada, bloqueando também o sentido contrário da avenida, completando o isolamento do espaço principal do MCJ.
Para a abertura oficial do evento, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, no sábado, 7 de junho, a Sesdem reforça as orientações quanto aos acessos e interdições: o fechamento total da avenida Rio Branco e das vias adjacentes ocorrerá já na quinta-feira (5), a partir das 18h. As ruas que cruzam a Rio Branco, (Felipe Camarão, Frei Miguelinho e Augusto Severo) permanecerão abertas para circulação até as 18h da sexta-feira (6). Após esse horário, o acesso será restrito.
A partir do fechamento, somente será permitido o ingresso na área para carga e descarga, com prazo máximo até as 23h59 do dia 6. No dia do evento, 7 de junho, o acesso à área interditada será totalmente restrito, permitindo-se apenas a circulação de moradores até as 10h. Para os comerciantes que necessitarem ingressar no circuito com carrinhos de venda empurrando, o acesso será controlado exclusivamente por dois portões: um localizado na Juvenal Lamartine, por trás do antigo Fórum Municipal, e outro na rua Augusto Severo, próximo à avenida Alberto Maranhão.
A Sesdem orienta que, durante esse período, os motoristas utilizem rotas alternativas e reforça que equipes de agentes de trânsito estarão atuando diariamente no local para garantir segurança e orientação à população. O atendimento para informações e esclarecimento de dúvidas continua disponível pelo número 156. A Secretaria destaca ainda que todas as medidas visam assegurar a organização e a mobilidade durante os preparativos para o São João mais cultural do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário