Uma cadela em situação de maus-tratos foi resgatada na manhã desta sexta-feira (11) no bairro Planalto 13 de Maio, em Mossoró. O animal era mantido preso por quase quatro anos em um terreno baldio, trancado com cadeado e sem acesso à água ou alimentação adequada. O resgate foi realizado por uma ONG de proteção animal com apoio do Pelotão de Ação Ambiental Municipal (PAAM), da Guarda Civil Municipal de Mossoró, e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A denúncia chegou ao Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança (CIOTS), que prontamente mobilizou a equipe da PAAM. Segundo o GCM Holldjet, ao chegar ao local, a equipe se deparou com uma situação crítica, com o animal em condições visíveis de maus-tratos, confirmadas pelo veterinário do CCZ. Moradores da área relataram que a cadela era alimentada apenas por vizinhos solidários, que enfrentavam dificuldades para alcançar o animal devido à estrutura do terreno.
“O local não apresentava condições mínimas para a permanência do animal. Foi necessário fazer uma pequena abertura em uma das grades do portão para que o resgate fosse possível. A cadela foi levada imediatamente para atendimento veterinário, apresentando infestação por carrapatos e sinais de abandono”, relatou o guarda Houdjet, da PAAM.
O caso revoltou moradores da região, que denunciaram que outros animais já haviam sido mantidos no mesmo local, alguns vindo a óbito pelas mesmas condições. O responsável pelo terreno não foi localizado no momento da ação. A ONG envolvida no resgate irá protocolar um boletim de ocorrência, para que as providências legais sejam tomadas com base na Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais.
A Guarda Civil Municipal, por meio do PAAM, segue de prontidão para com a proteção dos animais e destaca a importância da denúncia por parte da população. Casos de maus-tratos podem ser denunciados diretamente ao Pelotão de Ação Ambiental pelo telefone 153, canal disponível 24 horas para atender ocorrências em defesa do bem-estar animal e do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário