70 detentos da Penitenciaria Mário Negocio se formam e recebem certificados no ENCCEJA

Dia de celebração no Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, com a cerimônia de formatura e entrega de certificados para 70 privados de liberdade aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA PPL 2023). Outros 60 iniciaram os estudos no sistema prisional e concluíram já em liberdade. O evento organizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), no sábado (14), contou com a presença dos familiares dos internos, policiais, professores, além de representantes das pastas envolvidas e do Poder Judiciário.

A unidade tem avançado na oferta de educação. No Ensino Médio, em 2023, 117 internos foram inscritos para as aulas regulares. Já em 2024, esse número saltou para 193 inscritos, o que representa um aumento de 64,96%. No Ensino Fundamental são 338 Inscritos neste ano. A secretária Adjunta da Administração Penitenciária, Arméli Brennand, presente ao evento, destacou o compromisso da pasta com ações e projetos com o objetivo de potencializar a socialização das pessoas privadas de liberdade, contribuindo com a quebra do ciclo da reincidência criminal.

Na formatura, 54 internos receberam os certificados referente ao Ensino Fundamental e 16 do Ensino Médio. Estiveram presentes no evento todos os policiais penais envolvidos diretamente com as atividades de educação. Nos discursos e agradecimentos dos servidores, a demonstração que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação social.

O ENCEJJA PPL 2023 registrou 438 inscritos no Sistema Penitenciário, sendo 89 certificados com conclusão concedida e 384 estudantes privados de liberdade aprovados e aptos a continuidade dos estudos. Já o ENCEJJA PPL 2024, registou 531 inscritos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. “O evento foi muito importante para a educação prisional. É um trabalho feito com muita dedicação e responsabilidade”, disse o policial penal responsável pelo acompanhamento pedagógico da unidade, Leonardo Aureliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *