Para dar agilidade aos exames práticos de direção veicular, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza mensalmente os testes itinerantes por todas as regiões do Estado. Em dezembro, 32 municípios receberão a equipe de examinadores do Detran com o objetivo de avaliar os candidatos que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A primeira cidade visitada será Apodi, nesta sexta-feira.
Seguindo o planejamento para este mês, depois de passar por Apodi, os examinadores do Detran seguirão para Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré (04/12), Assu (05/12), Angicos e Lajes (06/12), Jucurutu e Santana do Matos (07/12), Goianinha e Arez (08/12), Jaçanã, Santa Cruz e Tangará (11/12), São João do Sabugi e Caicó (12/12), Caicó (13/12), Currais Novos e Lagoa Nova (14/12), Jardim do Serido, Parelhas e Acari (15/12), Patu e Alexandria (18/12), São Miguel e Pau dos Ferros (19/12), Pau dos Ferros (20/12), Umarizal e Caraúbas (21/12), Apodi (22/12), Nova Cruz e São José Mipibu (26/12), Extremoz (27/12), João Câmara (28/12) e, por fim, São Paulo do Potengi (29/12).
A prova prática de direção veicular é exigida na última fase para tirar a CNH, sendo aplicada para quem está apto nos exames médico e psicológico, e que concluiu as aulas teóricas e práticas. Quem deseja ser aprovado no teste de volante, não pode cometer falta eliminatória e a soma dos pontos negativos deve ser menor que três.
O Instrutor da Escola Pública de Trânsito do RN (EPT), Felipe Péricles, orienta que os candidatos se atentem para evitar os principais erros cometidos durante a prova. “Na Categoria A (motocicletas), colocar os pés no chão com o veículo em movimento e não manter o equilíbrio na prancha, saindo lateralmente, iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado na cabeça, ou sem viseira ou óculos de proteção e descumprir o percurso preestabelecido são os erros mais encontrados”.
“Na Categoria B, que compreende carros, picapes e vans, as faltas eliminatórias mais comuns são o avanço sobre o balizamento na hora de estacionar, subir o meio-fio e desobedecer a sinalização semafórica de parada obrigatória”, complementa o instrutor do Detran.
Os examinadores do Detran fazem um cronograma para aplicar exames práticos em cidades do RN onde não há provas diariamente, evitando que o candidato precise se deslocar para outro município. Em Natal e Mossoró, onde o Detran realiza diariamente os testes práticos de direção, o candidato pode fazer o agendamento diretamente pelo Portal de Serviços do Detran, https://portal.detran.rn.gov.br/#/meudetran/agendamento/habilitacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário