Com o intuito de coibir danos ao meio ambiente, a Polícia Federal em ação conjunta com o Idema deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Eufrates. A ação gira em torno da extração irregular de minerais no leito do Rio Piranhas-Açu, sem o licenciamento ambiental e título minerário.
A operação é resultado de análises e investigações preliminares que indicaram a prática constante de extração ilegal de minerais na região, confirmada por meio de vistorias técnicas e denúncias ao longo do tempo. Os trabalhos foram executados em diversas frentes simultaneamente, visando maximizar os resultados, identificar as áreas de extração e os responsáveis pelos crimes.
Ao todo, 13 policiais federais cumpriram três mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Jucurutu/RN, expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal da Comarca de Caicó/RN. Na ocasião, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares, maquinários, além de um caminhão caçamba e uma retroescavadeira.
Com o prosseguimento das diligências no Inquérito Policial, estão sendo apurados os crimes de extração mineral (areia, argila, etc.) e a consequente atividade lesiva ao meio ambiente.
Alô Idema
Denúncias de infrações ambientais podem ser feitas pelos telefones 0800-084-7004 ou (84) 3113-6111, e ainda por e-mail: aloidema@gmail.com, garantido o anonimato, quando solicitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário