Hospital Regional Tarcísio Maia completa 37 anos hoje

Inaugurado oficialmente em 10 de maio de 1986, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, nasceu para atender urgências e emergências de Mossoró e de mais de 80 municípios das regiões Oeste, Alto Oeste, Vale do Assu e Salineira, pelo governador de Estado José Agripino Maia, tendo como gestor da saúde o Dr. Leônidas Ferreira da Silva.

O nome inicial de Hospital Regional Tancredo Neves (HRTN), em homenagem ao presidente do mesmo nome, falecido antes de tomar posse como Presidente da República, teve como objetivo maior prestar atendimento de saúde digno a população dessas regiões, já que não tinha um hospital de urgência e emergência para o serviço regional.

No seu início, contava com uma equipe de quase 500 servidores, todos treinados na capital do Estado.

Na época de sua inauguração, atendia nas áreas de obstetrícia, com um moderno centro obstétrico, clínica médica, pediatria, cirurgia geral e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com aproximadamente 80 médicos nas mais variadas especialidades, com o primeiro plantão médico ocorrido no dia 1º de agosto de 1986, uma sexta-feira.

Primeiros Plantonistas

Clínico: João Batista de Souza; Pediatra: José Maria Caldas; Anestesiologista: Antônio Xaxá Filho; Cirurgião: Francisco Rodrigues de Carvalho; Obstetra: José Genecy Monte, e na UTI: Mizomar Falcão Duarte. Na direção geral a enfermeira Elisabete Carrasco.

A direção geral do Tarcísio Maia, hoje na responsabilidade de Francisca Nilza Batista (Branca), que tem a dura missão de organizar o maior hospital do interior do Estado do Rio Grande do Norte, com muitos desafios a enfrentar.

O hospital serve para campo de estágio para vários cursos de medicina, como os da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e o da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e ainda, em enfermagem, fisioterapia e diversos cursos da área técnica.

Reforma

Ainda em 2023, uma grande reforma será iniciada no hospital, com investimento de mais de 10 milhões, com dotação de emendas parlamentares e complemento do orçamento do Governo do Estado.

CIHDOTT

O hospital conta hoje com um trabalho importante e reconhecido nacionalmente na capitação de órgãos para transplantes, através da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HRTM), com dezenas de captações realizadas nos últimos cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *