Defesa Civil reforça orientações durante chuvas em Mossoró


Mossoró registrou nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23) fortes chuvas em diversos pontos do município. A Defesa Civil reforça os cuidados necessários diante da situação de risco provocada pelas chuvas intensas.

A primeira orientação é não jogar lixo nas ruas. Coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alcivan Gama explica que o descarte irregular do lixo provoca o entupimento de bueiros, galerias e canais, gerando assim alagamento nas ruas e avenidas e até inundação de imóveis.

Gama reforça ainda que durante chuvas intensas quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada para evitar risco de curto-circuito ou até um princípio de incêndio. "Enquanto houver chuvas com incidência de raios, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), eletroeletrônicos, chuveiro e secador", pontuou.

A Defesa Civil também orienta: não se proteger da chuva embaixo de árvores ou estruturas metálicas.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Prefeitura segue desenvolvendo um trabalho periódico de limpeza de canais, bueiros, galerias e bocas de lobo como ação preventiva aos alagamentos. Durante a chuva de hoje, por exemplo, pontos reconhecidos como críticos da cidade logo tiveram a água escoada. Isso é resultado, todavia, do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró desde 2021 como a ampliação da vazão da Lagoa do Bispo, no bairro Nova Betânia, e obra de drenagem na avenida Leste-Oeste, próximo à Cobal.

PREVISÃO DE CHUVA INTENSA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas até as 10h desta quinta-feira, 23. A Defesa Civil segue em alerta para qualquer ocorrência. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pela população através do telefone 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *