363 novos policiais civis são formados no Rio Grande do Norte

Foto: Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou, nesta segunda-feira (05), a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil, no Centro de Convenções de Natal. O CFP, realizado através da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), foi iniciado no dia 6 de julho deste ano. Cerca de 363 alunos foram preparados, sendo 45 para o cargo de delegados, 279 para agentes e 39 para escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). A formação buscou preparar os participantes para a atuação profissional, com diversas disciplinas práticas e teóricas. 

“O nosso governo tem muito orgulho da realização deste concurso. Este é um momento que temos que comemorar, conseguimos realizar o certame, formar cerca de 400 profissionais que em breve serão nomeados e empossados, já com datas anunciadas. Com isto, estaremos repondo o efetivo da Polícia Civil em um terço. Os futuros policiais ingressam em uma nova Polícia Civil, num momento em que o Governo tem uma Política e um Plano Estadual de Segurança Pública e um sistema integrado. Este foi o caminho que nos levou a ser o 3° estado com maior diminuição dos índices de violência. Isto se deu por meio do planejamento e do trabalho integrado das nossas Polícias, no qual está inserida a Polícia Civil do RN”, afirmou o vice-governador Antenor Roberto. 

Para a delegada-geral da Instituição, Ana Cláudia Saraiva, esses três meses de formação com certeza ficarão para sempre na memória de todos os que participaram desse período: “tão especial, onde laços de amizade se constituíram a partir do espírito de apoio fraternidade e comunhão de objetivos comuns, laços que esperamos se fortaleçam durante a vida profissional de vocês, pois conforme tantas vezes dito, o trabalho policial é essencialmente um trabalho em equipe, não há sucesso isolado, a eficiência e os bons resultados dependem sempre da união de esforços daqueles que abraçam a missão de servir a sociedade e através do seu trabalho contribuir para um mundo melhor”, ressaltou. 

Ela expressou, ainda, que foi muito gratificante cada contato que teve com os alunos durante o curso de formação: “foi lindo presenciar a garra, o entusiasmo e orgulho de vocês ao cantarem o hino da nossa Instituição, de frente a nossa bandeira, alimentando em suas consciências o compromisso de honrar através da força individual do trabalho a Polícia Civil do Grande do Norte, Instituição que os acolhe de braços abertos, para que irmanados possamos cumprir da melhor forma a nossa missão”.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, coronel Araújo, a conclusão deste curso é um feito de grande importância para a segurança pública do Rio Grande do Norte, pela possibilidade de oxigenar os quadros da polícia judiciária estadual, ofertando maior aporte aos trabalhos de repressão qualificada do delito, missão principal da Polícia Civil. 

Sobre o CFP

Foram abordados temas como ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro. A maior parte dos instrutores foi composta por policiais civis, mas o CFP também contou com aulas ministradas por policiais militares, federais e penais, assim como por servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e profissionais de outros órgãos públicos.

As aulas foram desenvolvidas no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra, no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e em um ginásio localizado no bairro Cidade da Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *