Justiça determina que Prefeitura de Mossoró elabore plano de prevenção de incêndio para museu


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu sentença judicial obrigando a Prefeitura de Mossoró a apresentar um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PCCI) do museu Lauro Escóssia. A determinação foi dada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, onde o MPRN moveu uma ação civil pública (ACP). 
 
O Município agora tem 90 dias para elaborar e apresentar o plano para a aprovação do Corpo de Bombeiros e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, terá que que implementá-lo, comprovando a adoção de todas as medidas necessárias. 
 
Outra obrigação, constante na sentença, é que a gestão municipal inclua, no orçamento do exercício financeiro seguinte à aprovação do PCCI, a verba necessária para adequar o Museu Municipal Histórico Lauro da Escóssia às normas de segurança previstas. O prazo, a partir da dotação orçamentária para a conclusão das execução do plano é de seis meses. 
 
Em 2011 o MPRN tomou conhecimento de possível situação de irregularidades no museu, consequências da omissão de manutenção e reformas por parte da Prefeitura Municipal de
Mossoró. O fato ensejou a abertura de um inquérito civil ministerial. 
 
Porém, apesar dos esforços do MPRN em provocar a municipalidade à ação (uma das tentativas foi a celebração de um termo de ajustamento de conduta), o descaso perdura desde as obras de reforma, situação comprovada pelas vistorias realizadas ainda em 2013 e 2015. 
 
A situação se alastrou no tempo, sendo que, em 2018, o museu encontrava-se com as mesmas irregularidades, o que novamente foi atestado pelo Corpo de Bombeiros e pela
equipe técnica desta promotoria em novas vistorias. 
 
Não restou outra medida ao Ministério Público se não o ingresso com a ACP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *