Viatura de resgate do Corpo de Bombeiros fará transporte de pacientes de Covid-19 em Mossoró

Através de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró e Corpo de Bombeiros, a população de Mossoró passa a contar com o transporte de pacientes Covid-19 na viatura de Resgate do Corpo de Bombeiros. O serviço foi iniciado no município nesta segunda-feira (14). 

O serviço de atendimento pré-hospitalar e transporte básico de pacientes Covid-19 utilizando a viatura de resgate do Corpo de Bombeiros vai funcionar através da Central de Regulação de Urgência do SAMU, por meio do Disk 192. A central será responsável por estabelecer os critérios para transporte dos pacientes.

De acordo com a subcoordenadora da Unidade de Acompanhamento dos Consórcios Interfederativos de Saúde Sesap, Viviane Lima, o serviço tem o objetivo de acrescentar ao sistema de ampliação das ações de combate à pandemia de Covid-19 em Mossoró. “A parceria nasceu fruto da necessidade de ampliação da estrutura de transporte de pacientes Covid, muito em função da ampliação da rede de leitos que aconteceu em Mossoró de dezembro do ano passado até agora. Abrimos um diálogo com os Bombeiros, fomos muito bem acolhidos e firmamos este Termo de Cooperação, que inicia hoje, regulado pelo SAMU, acionado via 192, prestando assistência e dando vazão a esse aumento de fluxo de pacientes Covid dentro do território”, explicou Viviane Lima.

A ambulância de suporte básico do Corpo de Bombeiros de Mossoró fará prioritariamente a locomoção de pacientes clínicos Covid-19. A equipe será composta por técnico de enfermagem cedido pelo município de Mossoró, socorrista e condutor do Corpo de Bombeiros. A duração da parceria está prevista inicialmente para 60 dias, podendo ser prorrogada enquanto durar o tensionamento da rede pública de saúde em função da pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *